Nesta semana celebramos o Dia Internacional dos Museus. Você conhece os museus de Arte mais famosos do mundo? Selecionamos 10 para você incluir em seus roteiros de viagem na Europa, Estados Unidos e Brasil.
MUSEU DO LOUVRE – PARIS
Aberto em 1793, é o maior e o mais visitado do mundo com acervo de cerca de 38 mil objetos entre pinturas e esculturas, da pré-história até o século XIX.
MUSÉE D’ORSAY – PARIS
Construído em antiga estação de trem, possui um acervo que compreende principalmente obras da arte ocidental no período de 1848 e 1914, entre elas de Van Gogh, Susana e Degas.
MUSEUS DO VATICANO – ROMA
Exibem obras da imensa coleção acumulada pela igreja católica e pelo papado ao longo dos séculos, incluindo as mais renomadas esculturas romanas e obras-primas da arte renascentista.
MUSEU METROPOLITANO DE ARTE – NOVA YORK
Criado em 1872, tem um acervo com mais de 2 milhões de peças, incluindo obras de artistas modernos, da Antiguidade Clássica e do Egito Antigo, além de seções especializadas em regiões como África, Oceania e Ásia.
MUSEU BRITÂNICO – LONDRES
Fundado em 1753, é o primeiro museu nacional público do mundo e reúne 8 milhões de peças que recontam a história das colonizações.
MUSEU NACIONAL DO PRADO – MADRI
Inaugurado em 1819, é considerado o museu mais importante da Espanha. Reúne coleções valiosas de pintura e escultura, especialmente de arte espanhola, francesa, alemã e italiana.
MUSEU DE ARTE MODERNA (MOMA) – NOVA IORQUE
Principal museu de arte moderna do mundo, conta com 150 mil pinturas, esculturas e objetos de design, incluindo os quadros mais representativos dos séculos XIX, XX e XXI.
INSTITUTO INHOTIM – BRUMADINHO
A 60 km de Belo Horizonte, funciona como um grande centro de arte ao ar livre, com exposições e galerias constantemente renovadas.
MUSEU HERMITAGE – SÃO PETERSBURGO
Fundada em 1764, a coleção de museus abriga um acervo de 3 milhões de peças que contempla praticamente todas as fases e movimentos da história da arte.
RIJKSMUSEUM – AMSTERDÃ
Foi fundado em 1800 na cidade de Den Haad e transferido para Amsterdã em 1808. Possui mais de 1 milhão de objetos provenientes dos anos 1200 até 2000.
Fonte e fotos: Interep.