Imagine receber a notícia de que você está com predisposição para diabetes, precisar mudar sua rotina urgente para não ter complicações e, a partir desse laudo, trilhar um caminho nunca imaginado no esporte? É assim que o atleta João “Flashboy” Vitor, morador do bairro Jangurussu (em Fortaleza), narra seu início de carreira no jiu-jitsu, enquanto segura suas principais medalhas.
Revelação cearense com apenas 15 anos de idade, ele é beneficiário do Bolsa Esporte, programa da Prefeitura de Fortaleza, que garante mensalmente auxílio para atletas e treinadores residentes em Fortaleza. E agora está embarcando para o campeonato Panamericano de Jiu-Jitsu para crianças, o Pan Kids, na Flórida (Estados Unidos) – considerado o maior torneio do mundo para a categoria.
Ao receber o diagnóstico que mudaria sua vida, João foi introduzido a novos hábitos e responsabilidades. Por questões médicas que exigiam a perda de peso, ele começou a frequentar aulas de jiu-jitsu em uma academia próxima a sua casa, onde seu pai também treinava. A partir disso, começou a se aproximar mais da modalidade e a participar de competições.
“Eu comecei a treinar com cinco anos e logo fui criando uma paixão, mas não que pensei que ia seguir. Quando fiz nove, fui vendo que realmente existiam lutadores que viviam disso, do que gostavam, treinavam, ganhavam os campeonatos e davam aula, viviam do esporte no geral. Então, quando vi que era possível fazer isso, decidi que era o que eu queria também”, conta. O jovem decidiu se dedicar aos campeonatos e percebeu que o esporte tinha deixado de ser apenas um hobby e virado uma oportunidade de se tornar um atleta profissional.
Atualmente, João treina quatro horas por dia e também dedica mais quatro horas semanais para treinos de musculação e força. Para facilitar a rotina, ele mora ao lado do local onde luta, no Centro de Treinamento Nasareno Ferreira. Além do esporte, o atleta prioriza o colégio e não deixa de lado as responsabilidades escolares.
Um dos maiores sonhos é se formar no curso de nutrição. “Algo que eu quero levar com os estudos é me formar em nutrição. Vai ser fundamental para mim e também vou poder ajudar outros atletas”. Além disso, ele pensa em abrir sua própria academia de luta para treinar outros jovens que sonham em ser lutadores de jiu-jitsu.
Agora, o jovem atleta embarca para mais um desafio: o Campeonato Panamericano de Jiu-Jitsu para crianças, o Pan Kids, realizado na Flórida, Estados Unidos. “Sem dúvidas, o Pan Kids é o campeonato mais importante da minha categoria”, explica. Esse é o último ano do “Flashboy” na categoria kids, que vai dos 5 anos até os 15 anos de idade. O evento ocorre entre os dias 21 e 23 de julho. Sobre as expectativas, João segue confiante que subirá ao pódio. E levará junto a torcida da família e de Fortaleza em mais esse desafio.