Nesta quinta-feira, dia 18 de fevereiro, todo o estado do Ceará terá toque de recolher. O decreto, realizado pelo governador Camilo Santana, valerá até o fim do mês.
Todos os espaços públicos devem ser fechados a partir de 17h. O toque de recolher será de 22h às 5h e nos fins de semana os restaurantes só poderão funcionar até 15h.
As aulas presenciais também serão suspensas a partir de sexta-feira, dia 19 de fevereiro. O novo decreto de isolamento também estende algumas restrições definidas para o período de Carnaval, incluindo barreiras sanitárias nos municípios cearenses, com controle do transporte intermunicipal, e horário reduzido de atividades econômicas que não oferecem serviços considerados essenciais.
Aumento nas UTIs
A decisão de Camilo Santana foi embasado no aumento de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em 300% em um mês. Levando em consideração a Covid-19, o percentual dobrou a ocupação em leitos e enfermarias.
O governador recomenda ainda o trabalho de forma remota, exceto os serviços essenciais (como supermercados e farmácias, por exemplo). Servidores públicos já começaram a ser remanejados para o home office; apenas os servidores estaduais de serviços essenciais (como hospitais e postos de saúde, por exemplo) continuarão o trabalho presencial.