Entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, o Ceará participa da 33ª edição da maior feira de turismo em Portugal, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Realizado anualmente no Parque das Nações, o evento reúne destinos, empresas do segmento, investidores e visitantes estrangeiros.
Com estande próprio, a participação do Governo do Ceará irá reforçar os atrativos do destino em diversos segmentos: sol e praia, ecoturismo, turismo de luxo e religiosidade. O espaço de 40m² expõe fotos e vídeos das principais regiões turísticas do estado, além do artesanato cearense, com destaque para peças do Mestre da Cultura Espedito Seleiro.
De acordo com a titular da Secretaria do Turismo (Setur), Yrwana Albuquerque, Portugal é um dos mercados prioritários para o estado. “Na Europa, podemos destacar Portugal como porta de saída do continente para o nosso destino. Por essa razão e pela excelente conectividade que temos, esse é um dos mercados prioritários para o Ceará”, aponta.
Via conexão da Tap Portugal, os turistas europeus têm facilidade em acessar o Ceará. A companhia aérea oferta, em média, nove voos semanais ligando as capitais Lisboa e Fortaleza. “É uma facilidade que influencia na hora da escolha do destino. Alinhado a isso, somos agraciados com sol e mar em abundância, bons ventos e uma diversidade de atrativos que esse público busca”, frisa Yrwana.
Coquetel no estande
Outro segmento que o Ceará vai reforçar no mercado europeu é o gastronômico. A Setur realiza, próxima quinta-feira (29), às 15h, um coquetel no estande do Estado. Autoridades, agentes de viagens e operadores internacionais estão sendo convidados a participar do evento. O cardápio inclui pratos típicos da culinária cearense, como dadinho de tapioca, farofa de cuscuz com calabresa acebolada, escondidinho de abóbora com carne seca e cocada.