O Ceará recebeu mais 182.850 doses de imunizantes contra a Covid-19 para dar continuidade ao Plano Nacional de Imunização (PNI). O 10º lote de imunizantes chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins no sábado (20) com 162.600 doses da CoronaVac e 20.250 da Oxford/AstraZeneca.
O governador do Ceará, Camilo Santana, ressaltou em suas redes sociais a importância de dar celeridade ao processo de imunização e informou que, em breve, chegará também a vacina russa Sputnik V, comprada diretamente pelo Estado. “Os imunizantes serão distribuídos imediatamente para reforçar a vacinação em todos os municípios cearenses. Não temos medido esforços para acelerar a imunização da nossa população. No dia 19 assinamos o contrato para a aquisição de 5,87 milhões de doses da Sputnik V. A previsão é de que as vacinas comecem a chegar no mês de abril”, publicou.
Logística de distribuição
Assim como nos outros nove lotes, as doses foram distribuídas à Capital e aos municípios do Interior imediatamente, ainda no sábado (20), seguindo o plano de logística elaborado pelo Governo do Estado, operacionalizado pela Sesa, de forma proporcional. Com seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres, a estratégia tem o objetivo de garantir a conservação e agilidade no envio dos imunizantes para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), responsáveis por articular a entrega do material junto à secretaria de saúde de cada município cearense.
Vacinômetro
Com a chegada do 10º lote, o Ceará recebeu um total de 1.175.250 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, são 1.002.000 da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e 173.250 da Oxford/AstraZeneca, do laboratório AstraZeneca e da Universidade de Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O número de vacinas aplicadas pelos municípios é atualizado diariamente no Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Até a noite de sexta-feira (19), o sistema registrou 659.772 doses aplicadas, sendo 470.398 como primeira dose e outras 189.374 em segunda dose. Parte das novas cargas de vacina recebidas pelo Estado fica reservada para segunda dose dos grupos prioritários em andamento.