O Carnaval de Aracati está voltando com tudo depois de dois anos de pausa, retomando a posição de maior carnaval do Ceará e um dos principais do Brasil. A prefeitura do município anunciou a programação em solenidade no Paço da Liberdade. Nomes como Mari Fernandez, Pabllo Vittar, Nattanzinho, Zé Vaqueiro, Solange Almeida, Matheus Fernandes, É o Tchan!, Xand Avião, Zé Cantor, Luís Marcelo e Gabriel, Marcos Lessa, Zé Paulo, Caio Brito, Larissa e Patrulha vão comandar os trios elétricos.
Além disso, Aracati aposta cada vez mais em artistas da terra: cerca de 60% da programação é composta por artistas locais. São eles: Los Kakos, Swingão The Clapton, Merson DJ, DJ Jeff K2, Louca Mania, Elvis Oliveira, Aldynha Vox, La Maquina, Serfano Giló, Safadin Cantor, Jackson Sobreira, Anderson Ferrer DJ, Pegue Axé, Barra de Aço e Amor A Mil.
Diversas opções
Na avenida Coronel Pompeu, os trios elétricos (quatro por dia) garantem a festa entre 21h e 4h. O Beco Mix, espaço voltado para o público LGBTQIAP+, terá uma programação com DJs no mesmo horário. Em Majorlândia, a festa vai rolar em frente a praia, com palco instalado junto ao novo platô.
Inovações
Durante o evento, duas Arenas Gastronômicas estarão no Centro, uma na Praça da Comunicação e outra no Largo da Igreja Matriz; e a proibição de paredões de som, tanto no Centro quanto nas praias. Esta restrição está em conformidade com o Decreto 34.704/2022 do Governo do Ceará, que alterou a Lei 13.711/2005, que dispõe sobre poluição sonora em áreas residenciais.
Outra restrição será a circulação com vasilhames de vidro, como em anos anteriores, para garantir mais segurança ao folião. Os foliões poderão receber nas entradas da arena garrafas PET lacradas para depositar bebidas em vasilhames de vidro.
Festas tradicionais
A Prefeitura do Aracati está finalizando com a Labes (Liga Aracatiense de Blocos e Escolas de Samba) o novo formato do Carnaval Cultural, composto por cortejos na Rua Grande de charangas, cordões, blocos e bandas tradicionais. As apresentações serão iniciadas toda tarde, na Praça da Coluna, com programação infantil.
O Bloco dos Loucos, conhecido por fechar o carnaval na Quarta-feira de Cinzas com cortejo e a tradicional distribuição de caldo para os foliões aguentarem o último dia de folia, também está confirmado.