Os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, estão entre os 5 mais movimentados da América Latina e Caribe. De acordo com relatório da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), os dois terminais aeroportuários movimentaram cerca de 1,45 milhão e 1,2 milhão de passageiros em junho, respectivamente. Com o quantitativo, os aeroportos ocuparam o quarto e quinto lugar no ranking ficando atrás da Cidade do México (MEX), Bogotá (COL) e Cancun (MEX).
O relatório apontou também que o tráfego aéreo de passageiros na América Latina e Caribe atingiu 91,1% de seus níveis pré-pandemia. Após a abertura dos países, os voos internos foram os que mais se recuperaram, sendo a Colômbia destaque, ultrapassando 22% de seus passageiros em 2019; o México crescendo 2%; Chile, Peru, Brasil e Argentina se recuperando em comparação aos níveis de 2019.
A intenção de viagens nos 20 principais mercados cresceu 140%. A pesquisa mostra que a rota mais desejada é São Paulo-Lisboa, com cerca de 76 mil buscas diárias. Seguida pela rota Bogotá-Madri e Buenos Aires-Madri, com cerca de 70 mil e poucos mais de 50 mil buscas diárias.
A pesquisa revela ainda que há uma correlação positiva entre o crescimento econômico e o crescimento de passageiros, é estimado um crescimento de 2%, de modo que a recuperação que vinha ocorrendo na região pode ter uma desaceleração.