O primeiro semestre de 2022 passa a ser o de maior utilização do Bicicletar desde sua criação, em 2014, com crescimento de 25% em relação ao primeiro semestre do ano anterior
O Bicicletar, sistema de bicicletas compartilhadas da Prefeitura de Fortaleza gerido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), é hoje o maior sistema desse tipo em número de estações por habitantes no Brasil, e o terceiro em número de estações, ficando atrás somente do Rio de Janeiro e São Paulo. Com mais de 550 mil viagens de janeiro a junho, o sistema bateu recorde histórico este ano. O primeiro semestre de 2022 passa a ser o de maior utilização do Bicicletar desde sua criação, em 2014, com crescimento de 25% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.
Ao todo, Fortaleza conta com 192 estações do Bicicletar, contando com 11 do Mini Bicicletar, voltado para o público infantil, e 16 do Bicicletar Corporativo, exclusivamente para servidores municipais. Atualmente, são mais de 1.200 bicicletas disponíveis de forma gratuita ou a valores acessíveis para a população. A Prefeitura prevê o recebimento de cerca de 300 bikes a mais até o próximo ano.
Consagrando a adesão dos fortalezenses, os cadastros no sistema já somam mais de 356 mil, além de mais de 5,1 milhões de viagens registradas desde o início de sua operação. Somente este ano (jan a julho), foram contabilizadas 635.528 viagens. Em média, a Capital registra três mil viagens diariamente com as bicicletas compartilhadas.
Os números vêm subindo a cada ano. Se compararmos a quantidade de viagens feitas de janeiro a julho deste ano com anos anteriores, temos um acréscimo de 167,3% em relação a 2020 e um aumento de 24,9% em relação a 2021, anos nos quais o sistema registrou 237.723 e 508.994 viagens, respectivamente.
Para garantir uma melhor experiência, a Serttel, empresa responsável pelo monitoramento e manutenção dos equipamentos, faz inspeções diárias nas estações e bicicletas, com atendimento emergencial em casos de falhas que impeçam o funcionamento das estações. Os usuários também podem solicitar serviços por meio da central de atendimento (24h), no 0800 5009 901, que está registrado em todas as estações, e também pelo aplicativo. Pensando ainda em segurança, o projeto possui sistema de monitoramento em tempo real, dispondo de câmeras e alarmes remotos nas estações.