Salvador, seus cantos e encantos! Sabe aquele cantinho no mundo que tem “borogodó”? Esse lugar é Salvador! Cidade que respira uma atmosfera diferente, que tem luz própria. Destino disputado por brasileiros e estrangeiros, não tem quem a visite que não se encante. São 50 quilômetros de praias para todos os gostos e de quebra ainda conta com atrações de peso: o farol da Barra, a igreja do Bonfim, o Pelourinho, o acarajé e uma tarde em Itapuã.
A dica para quem visitar Salvador é dividir a cidade por áreas para não perder nada. Visite o Mercado Modelo e aproveite para comprar recordações dessa terra repleta de cultura. Suba o Elevador Lacerda e na praça Tomé de Souza, onde fica a prefeitura e o palácio Rio Branco, tenha uma vista espetacular da Baía de Todos os Santos.
Siga caminhando até o Pelourinho, visite o monumento da Cruz Caída e a Catedral Basílica de Salvador. Se permita passear por essas ruas seculares clicando seus casarões coloridos. Se tiver sorte, vai ouvir o som arrepiante dos tambores do Olodum ecoando por lá. Combinação mais que perfeita!
São muitas as opções para degustar a famosa comida da Bahia, e sem erro a dica é o restaurante Escola do Senac no Pelourinho, onde todos os dias brilham as delícias da culinária baiana. A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, também chamada de Igreja de Ouro, vale sem dúvida uma parada especial, não perca essa oportunidade.
De lá siga para a Igreja do Bonfim na colina sagrada, visite o seu interior e faça fotos no gradil repleto de fitinhas coloridas… Mais clichê impossível.
Termine o dia no Farol da Barra, onde o que lhe espera é um pôr do sol deslumbrante. O Farol Café & Wine Bar dentro do farol é sem dúvida a melhor pedida para esse momento. Peça uma água de coco e simplesmente aproveite!
A noite a dica é o bairro do Rio Vermelho, repleto de restaurantes, baianas de acarajé e muito agito. É neste bairro que acontece a festa de Iemanjá no dia 02 de fevereiro.
Falando em festa, essa é uma coisa que baiano tem know-how. Se sua viagem for no verão, próximo ao carnaval, se prepare para curtir, já que a cidade literalmente tem festa toda dia; mas se sua meta é vir para o Carnaval, se joga com vontade. Aproveita a musicalidade da Bahia, que festa como essa você não vai encontrar igual.
Essa fama de povo caloroso, que recebe com prazer e que acolhe, não é a toa. O baiano te abre as portas de casa se preciso for e no primeiro papo te deixa a vontade. Que delícia seria chegar em cada canto do mundo e encontrar um sorriso baiano!
Passe uma tarde em Itapuã! A casa onde vivia Vinicius de Moraes, está localizada dentro do Mar Brasil Hotel, onde funciona o restaurante Casa de Vina. O restaurante é aberto ao público e conta com um pequeno museu onde é possível apreciar peças do acervo pessoal do poeta e um pouco de sua história.
Deu para entender por que amamos Salvador? Uma terra feita de um povo feliz, que tem a alegria como marca registrada. Que “é porreta”, mas não esquece de aproveitar a vida, que tem dendê na veia e dialeto próprio.
Venha conhecer Salvador e descubra como é viver com muito axé!
E que tal, além de viajar sem sair de casa, você concorrer e ganhar uma bolsa de estudos 100% grátis na Unip/Uniplan? Confira todas as informações para participar no Instagram @revistavemtambem e no @daquidesalvador.