Brasileiros completamente vacinados contra o coronavírus (vacina de duas doses ou dose única), passados 14 dias, poderão realizar viagens à Alemanha a partir deste domingo, 22 de agosto. A nova liberação inclui também quem já teve a Covid-19 e tenha tomado uma dose.
Conforme à Representação da República Federal da Alemanha no Brasil, há uma ampliação de estudos envolvendo vacinas que não foram listadas pela Paul-Ehrlich-Instituts (PEI) – que regula/autoriza os imunizantes no território – o que envolve as vacinas Coronavac. Em breve os resultados deverão ser divulgados.
Atualmente são quatro as vacinas aceitas pelo instituto:
– BioNTech/Pfizer
– Moderna
– AstraZeneca
– Janssen/Johnson & Johnson
Além disso é necessário apresentar um certificado impresso ou digital comprovando as informações de vacinação. Ele deve ser redigido em Inglês, Espanhol, Alemão, Francês ou Italiano. Nele devem constar:
– Nome, sobrenome e data de nascimento
– Data de vacinação e qual foi a vacina aplicada
– Nome da doença-alvo (Covid-19/SARS-CoV-2)
– Indicador da instituição responsável pela vacinação
Também é necessário preencher o formulário da DEA – Digital Electronic Form.
Menores de idade abaixo dos 12 anos não precisam apresentar comprovação, mas devem estar junto dos pais, que devem estar 100% imunizados.
Sobre quem já teve Covid-19
Passageiros e/ou turistas que já tiveram a Covid-19, se recuperaram e tomaram a primeira dose são considerados “totalmente vacinados”. Contudo é preciso apresentar um comprovante positivo de teste para a doença, do tipo PCR, LAMP ou TMA emitido entre 28 dias e 6 meses antes da data de entrada na Alemanha.