O anúncio feito pelo primeiro ministro da França, Édouard Philippe, ascendeu a esperança no país, que deverá ter sua quarentena flexibilizada a partir do dia 11 de maio sob os eixos que viraram seu mantra: “Proteger, Testar e Isolar”. Contudo, a data estipulada pelo premier segue com uma regra básica: o número de casos diários da Covid-19 deverá ser menos de 3 mil por dia.
O pronunciamento foi feito nesta terça-feira, 28 de abril, durante seu discurso no Parlamento e tem por objetivo a abertura gradual de instituições de ensino/educação e lojas. Até o dia 11, a França espera testar 700 mil pessoas por dia, com tudo sendo custeado pelo governo, além de fornecer 5 milhões de máscaras por semana para as populações de baixa renda.
Restaurantes, bares e casas noturnas deverão permanecer fechadas até uma nova liberação.
Mas estas são medidas hipotéticas. Os franceses devem continuar sob isolamento social para evitar mais contágios pela Covid-19. Caso o número ultrapassem em 3 mil por dia na data estipulada, a quarentena será renovada.
Se fizermos a nossa parte, o Brasil logo reabrirá suas portas também. Portanto: fique em casa e siga as normas de segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.