Com a crise do novo coronavírus, o mundo teve que adaptar-se à novas experiências para diminuir o contato entre pessoas. Os aeroportos não ficam de fora dessa adaptação. As cidades Florianópolis, Brasília, Salvador e Rio de Janeiro já estão em negociação para usarem tecnologia de reconhecimento facial em seus aeroportos, usando identificação eletrônica.
O projeto estava há anos em desenvolvimento, ganhando mais força durante a crise sanitária causada pela Covid-19. Ele estava sendo idealizado pelo Ministério da Infraestrutura, através da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). “O objetivo é permitir a possibilidade de embarque sem a necessidade de pegar em nenhum documento físico”, explicou o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.
Com a nova tecnologia, o processo será realizado pelo Sepro – empresa federal de processamento de dados – usando informações de órgãos federais. Eles tiram sua “selfie” na hora do check-in – podendo ser realizado pelo próprio celular – cruzando com dados de qualquer documento com foto, previamente emitido pelo governo federal.
Na atual fase de teste, em Florianopolis (SC), só poderá utilizar o sistema quem for habilitado como motorista, mas em breve outros meios estarão disponíveis.