É inquestionável que produzir, vender e expandir negócios são pontos que fazem parte do mundo empresarial. Conectar pessoas, ajudar o próximo e desenvolver a comunidade também são. Além de nos fazer crescer como seres humanos, investir em pessoas é hoje também uma forma de fazer negócio. Esse é o papel do Instituto Aço Cearense: desenvolver pessoas.
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Aço Cearense é hoje um dos maiores do país na produção do aço. Há pouco mais de uma década passou a institucionalizar as ações que realizava junto às comunidades onde atua. Foi assim que surgiu o Instituto Aço Cearense, responsável por todas as ações de cunho social, educacional, esportivo e de empreendedorismo do Grupo, contribuindo para o desenvolvimento do Ceará e também do Pará e do Tocantins, onde estão localizadas as outras empresas da corporação: SINOBRAS e SINOBRAS FLORESTAL.
Ter uma comunidade próspera, com indivíduos em condições favoráveis de trabalho, crianças nas escolas, jovens com oportunidades de crescimento, destacando-se no esporte, nas artes, entre inúmeras outras possibilidades, são também formas de fazer crescer uma sociedade. É dever de todo cidadão contribuir com esse crescimento. Para o Grupo Aço Cearense, isso é mais que um dever, é uma forma de retribuir à sociedade.
Com mais de R$ 14 milhões investidos, 167 instituições já foram atendidas, totalizando mais de 80 mil pessoas beneficiadas pelo Instituto Aço Cearense. Entre os projetos apoiados pela instituição estão a assistência a crianças em situação de vulnerabilidade social, a oferta de escolas para pessoas com deficiência, associações que cuidam de idosos, além de patrocínio de atletas cearenses que se destacam na cena esportiva local e nacional.
O terceiro setor é hoje um dos grandes negócios do Grupo Aço Cearense. É através dele que as empresas desempenham seu papel social, desenvolvendo às regiões não só no quesito econômico, mas também crescimento para a comunidade. É dar visibilidade às pessoas com deficiência, atenção aos idosos, oportunidade aos jovens, apoio aos atletas. É enxergar pessoas e contribuir para que elas sejam a transformação do mundo.
Dez anos de história
Em 2010, o Instituto Aço Cearense começou como um serviço assistencialista, fazendo ações internas para os colaboradores. Depois a iniciativa foi transformada no Instituto WMA, que com a necessidade de fortalecer mais a marca, passou a ser chamado de Instituto Aço Cearense. Hoje, atende diversas instituições carentes, além de desenvolver as comunidades do entorno das empresas do Grupo Aço Cearense, fomentando o esporte, a educação, as artes e o empreendedorismo.