Não é novidade que Portugal é o destino queridinho do momento! E o grande fluxo de brasileiros no país não se deve apenas à sua vasta riqueza cultural, tranquilidade e à segurança nas ruas, mas ao fato de ser maravilhoso para compras, isso mesmo, compras! As lojas de departamento do grupo INDITEX – Industria de Diseño Textil S.A (maior indústria têxtil do mundo), espalhadas por toda a Europa, impulsionam o mercado consumerista com a proposta de “moda rápida a preços acessíveis”. Em épocas de saldo encontra-se facilmente peças a partir 5 euros (ou até menos). Criador do modelo de produção fast fashion, a low prices, o grupo, do qual a Zara faz parte, possui outras lojas de departamento, bem como fortes concorrentes, com os mais variados perfis e opções, direcionadas tanto ao feminino quanto ao masculino e infantil. O interessante é que o período de saldos coincide com a alta estação (verão: de julho e setembro/ inverno: de dezembro a fevereiro), o que faz crescer o turismo aliado ao consumo, desbancando, aos poucos os Estados Unidos como o destino “clichê” dos consumidores. Há muitas lojas de rua e em shoppings também, e a curiosidade é que se concentram, em sua maioria, lado a lado. Segue um resumo dos perfis das principais lojas:
*Bershka: Estilo casual, básico, esportista com bastante jeans, acessórios e calçados. Reflete em suas coleções a influência da música, das redes sociais e das novas tecnologias na moda.
*Lefties: Estilo esportivo. A marca propõe moda, estilo, liberdade e funcionalidade com as últimas tendências da moda esportiva.
Oysho: Lingeries sofisticadas e femininas num estilo moderno e casual. Peças elegantes e confortáveis.
Pull&Bear: Estilo fresco e divertido, adaptável às tendências internacionais e com influências urbanas. A marca tem o algodão como tecido principal e é muito procurada por adolescentes, pois oferece linhas ocasionais de camisolas, t-shirts, jeans, shorts, tênis e boné.
*Stradivarius: Moda com estilo contemporâneo e despreocupado, inspirado no streetstyle.
E das concorrentes:
*Primark (famosa loja irlandesa, conhecida como a mais barata da Europa): Estilos variados. Há roupas para recém-nascidos, crianças, mulheres, homens, há desde artigos para casa, acessórios, calçados, a produtos de beleza e confeitaria.
Mango: Estilo atual e moderno com um toque clássico, as coleções da marca adaptam as tendências à um estilo fácil, do dia a dia e urbano.
Sfera: Roupas nos estilos formal e esportista, além de roupas íntimas com tecidos finos e elegantes. Para homens, mulheres e crianças.
Então, não só Portugal, mas “o velho mundo” como um todo, deixou de ser procurado tão somente pela história e bagagem cultural…para ser também o destino dos que curtem moda a preço acessível! Nesse quesito, Portugal é (também) O destino. Fica a dica! 😉