Por Karime Loureiro, colunista VemTambém
E uma coisa eu garanto: uma uma vez “enamorados” jamais largaremos este “romance”, afinal os brancos são realmente apaixonantes, muitas são as razãos para tomarmos vinhos brancos, vejamos cinco delas:
• A cara do Brasil: moramos num país onde muitas regiões tem o clima quente o ano inteiro, o que, por si só , já seria uma excelente razão para “pedir” brancos, mas vou além, os vinhos Brancos, em sua maioria, tem uma “pegada” jovem, leve e descontraída, o que, “bora combinar”, é a cara do Brasileiro, né?!
• Saúde: recentemente , cientistas do departamento de anatomia humana da Universidade de Milão, comprovaram que substâncias contidas nos brancos reduzem a tendência a doenças como artrite reumática e osteoporose.
• Gastronomia: pode acreditar, quando falamos de harmonizar vinhos e pratos, os brancos são bem mais versáteis e combinam com uma gama muito maior de pratos. O tanino dos tintos pode “brigar” ou se sobrepor a uma série de ingredientes e receitas, o que não acontece com os brancos, não falo somente de saladas e frutos do mar, os brancos são ideais com cozinha chinesa, japonesa, tailandesa e muitas outras.
• Queijos e Vinhos: Quando a gente pensa em queijos e vinhos já pensamos em tinto, correto? Bem, não é assim tão “correto”. Na hora do seus “queijos e vinhos”, os brancos novamente são mais versáteis, pois combinam com uma gama muito maior de queijos. Para as receitas de fondue de queijo, em geral, os vinhos brancos estruturados e com boa acidez, queijo prato ou Minas Frescal pedem vinhos leves e aromáticos, como um Sauvignon Blanc, por exemplo. Há muito que se falar sobre harmonização e queijos, mas deixarei para falar somente sobre isso em breve!
• Diversidade: um dos maiores encantos do vinho é sua diversidade. Normalmente, quem gosta de vinho gosta de experimentar, estando sempre em busca de novos sabores. Para quem só degusta tintos, continue a apreciá-los, mas dê uma chance aos brancos, pois abdicar deste estilo é abrir mão de uma grande parte da produção mundial desta bebida e de muitas descobertas!
LEMBRE-SE: SEM PRECONCEITOS NA VIDA E NOS VINHOS!