versão acessível
Ê trem bão, sô! As maravilhas da culinária do Sudeste
Vamos começar falando de comida? Qual viajante não se interessa pela gastro-nomia típica do destino que visita, não é mesmo? E, neste quesito, o Sudeste brasileiro não decepciona. A culinária da Região Sudeste é bastante rica. Tanto as culturas de doces como comidas salgadas são bastante variadas e apreciadas no país inteiro.
O Rio de Janeiro tem como prato marcante a feijoada. O prato é um símbolo nacional, mas é bastante consumido no estado, o que o leva a ter uma forma própria de desenvolvê-la. São Paulo, por ser um grande polo industrial e abrigar diversas culturas, possui gosto variado na culinária regional. Por ser uma típica “cidade grande”, tem grande quantidade de redes de “fast-food”, que são muito usadas pelos habitantes. O ponto forte da parte gastronômica em São Paulo é resultado da influência italiana: pizzas e massas são um gosto bastante comum no estado. O Espírito Santo se destaca com a moqueca, apontada como o prato símbolo da cozinha capixaba. O prato é herança da culinária indígena e faz muito sucesso entre os habitantes do estado.
Entretanto, da Região Sudeste o estado que apresenta maior tradição culinária é o de Minas Gerais. A culinária mineira é nacionalmente famosa, tendo várias comidas típicas e que caíram no gosto popular. O pão de queijo mineiro, por exemplo, é apreciado em todo o Brasil. Além dos pratos, o queijo mineiro é muito apreciado no Brasil, servindo de referência e arrebatando prêmios no mundo inteiro.
História, hospitalidade e encantos naturais na Estrada Real
Quer conhecer cidades lindas e repletas de história e cultura? Então seu caminho é a Rota da Estrada Real, que vai de Minas Gerais ao Rio de Janeiro, pois o percurso é repleto de história e cultura e seus encantadores patrimônios culturais da humanidade estão sempre disponíveis para a visitação.
A Rota da Estrada Real passa por três Estados sendo: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, sendo o último o estado protagonista do percurso, tendo os principais pontos de visitação. O percurso pode ser feito de carro, bicicleta, cavalo (muitas tropas ainda passam por lá, mas agora a passeio) ou até mesmo caminhando! Tudo dependerá da quantidade de dias que você tem disponíveis para curtir a Estrada Real e da sua disponibilidade para praticar exercícios físicos!
O trecho conhecido como Caminho Velho, tem um total de 710 quilômetros e foi aberto oficialmente pela Coroa Portuguesa entre o litoral fluminense e a região mineradora de Minas Gerais, o percurso sai de Paraty, no Rio de Janeiro, até Ouro Preto (MG).
O caminho, hoje em grande parte está asfaltado e tem rodovias, porém, muitos trechos ainda permanecem em estrada de chão ou pedras, assim como era antigamente. Por isso, quem viaja de bike ou caminhando tem muitos cenários incríveis que de carro você poderá perder.
Respire Natureza: A Serra do Mar e os últimos refúgios da Mata Atlântica
Criado em 1977 e ampliado em 2010, o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Seus 332 mil hectares protegem 25 municípios paulistas, conectando as florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro e Vale do Ribeira, até o litoral sul do estado.
Suas escarpas dominam a paisagem do litoral paulista, suas florestas abrigam e protegem centenas de espécies de aves e outros animais ameaçados, como felinos e primatas. Entre jequitibás, jatobás, uricuranas, canelas, cedros, manacás-da-serra, guanandis, guapuruvus e palmeiras juçara, abrigam-se a onça pintada, onça parda, muriqui, bugio, jaguatirica, anta, paca, guaxinim, lontra, tucano-de-bico-preto, araponga, jacu-açu e centenas de outras aves.
Comunidades tradicionais de quilombolas, indígenas, caipiras e caiçaras são encontradas em diversos pontos de sua extensão.
Devido à sua enorme extensão, o PESM é gerenciado por meio de dez núcleos administrativos: Bertioga, Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itariru, Itutinga Pilões, Padre Dória, Picinguaba, Santa Virgínia e São Sebastião. Cada núcleo pos-sui suas características, formando um mosaico de paisagens, biodiversidade, inte-ação social e preservação ambiental.
A Região Sul é uma das mais características do país. Ela se destaca tanto pelo clima mais ameno, como pela formação cultural, que difere da de outras regiões brasileiras devido à atuação intensa de imigrantes como italianos, alemães, poloneses e outros povos. Isso faz com que as habitações, a educação e até mesmo a gastronomia recebam uma forte influência dos países europeus.
Trata-se de uma região localizada na extremidade do Brasil, tal como a Região Norte. Faz fronteira com três outros países da América do Sul: Paraguai, Argentina e Uruguai. Além disso, também faz divisa com os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. A leste, é limitada pelo Oceano Atlântico. Foi palco de grandes conflitos bélicos, como a Revolução Farroupilha, a Guerra do Paraguai e a Guerra do Contestado.
A VemTambém destaca, a seguir, pontos turísticos da Região Sul que valem a pena a conhecer. Acompanhe!
A beleza das cataratas: Foz do Iguaçu
Essas cataratas constituem não apenas um dos melhores pontos turísticos da Re-gião Sul, mas também são um dos maiores patrimônios naturais do Brasil.
Estão cercadas pela Mata Atlântica e pelo Parque Nacional do Iguaçu. Milhões de turistas visitam anualmente esse ponto, sendo que muitos são de outros países.
A região da mata goza de proteção ambiental. As Cataratas do Iguaçu exibem 275 quedas d’água, algumas com 90 metros de altura, e se localizam no estado do Paraná, na fronteira com a Argentina.
Trata-se, enfim, de uma verdadeira obra de arte construída pela habilidade da Mãe Natureza.
O Vale Europeu
O sudeste brasileiro tem as maiores metrópoles do país, abrigadas nos estados de O Vale Europeu envolve um conjunto de mais de 50 cidades, situadas no Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. Essa região foi colonizada principalmente por alemães e italianos, cuja cultura ainda hoje é conservada entre os habitantes: culinária, costumes, arquitetura e assim por diante.
Para os turistas, é uma oportunidade maravilhosa de ficar em contato íntimo com a natureza, pois existem muitas cidadezinhas com áreas verdes.
O circuito de cicloturismo é uma das maiores atrações do Vale Europeu. Os turistas visitam a região montados em bicicletas, cruzando estradas de terra e admirando maravilhosas paisagens.
A cidade mais importante é Blumenau, onde fica a Nova Rússia, cheia de grutas e cachoeiras. Outras cidades do vale são: Pomerode (a cidade mais germanizada do país), Nova Trento, Rio do Sul, Rodeio, Botuverá, Canelinha e Doutor Pedrinho.
Missões: fé e história
São Miguel foi um dos Setes Povos das Missões — vilas criadas e administradas pelos jesuítas com a finalidade de catequizar o povo indígena.
Hoje, existem somente as ruínas do local, muito bem preservadas e situadas na fronteira entre Rio Grande do Sul e Argentina. A Igreja de São Miguel Arcanjo é um dos pontos turísticos mais deslumbrantes da região, evocando um passado distante e, ao mesmo tempo, vivo e próximo.
A história dessa zona é contada em meio à iluminação noturna e sons, entre as ruínas.
Os aparados da serra
Quem se interessa pelo ecoturismo, pode aproveitar as maravilhas do Parque Nacional dos Aparados da Serra, situado entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Trata-se do primeiro parque nacional do Brasil e de uma unidade de conserva-ção de proteção integral na natureza criada especialmente para proteger os cânions. No parque, há o maior cânion da América Latina, com 6 metros de altura e 6 km de extensão: o Itaimbezinho. Nele, ainda é possível desfrutar de uma vista fantástica de cachoeiras sazonais.
Também é possível desfrutar de diversas trilhas do Parque, nas quais você pode conhecer a natureza mais de perto — com opções mais fáceis, até as que levam 7 horas para serem concluídas.
Há muitos outros pontos turísticos da Região Sul, mas citamos alguns dos mais importantes. O mais interessante é que você pode realizar o trajeto por esses lugares de ônibus, que, além de ser mais em conta, permite uma vista privilegiada dos espaços. Então, visite a região e veja essas maravilhas com seus próprios olhos!
Av. Santos Dumont, 2789 - 506 - Aldeota, Fortaleza - CE, 60177-415
CEP: 60442-510
(85) 3181.8154
contato@vemtambem.com
Diretores Gerais:
Valdir Fernandes
Samara Fernandes
Editor Chefe:
Thalles Walker
Jornalista Responsável:
Renato Ferreira
Direção Comercial:
Evelyne Duarte
Direção de Conteúdo:
Valdir Fernandes
Direção de Mídias Sociais:
Samara Fernandes
Projeto Gráfico e Digital:
Thalles Walker
Direção de Arte (Anúncios):
Thiago Costta
Secretária Executiva:
Paola Wilkins
Executiva de Contas:
Mila Mian
Reportagens e Textos:
Thalles Walker
Renato Ferreira
Diego Oliveira
Colaboradores:
Gabriel Weiner
Fábio Santana
Odara Fernandes
Dudu Rodrigues
Revisão:
Valdir Fernandes
Renato Ferreira
Fotógrafo Oficial:
Gutavo Holanda
Traduções:
Andressa Rodrigues
(espanhol)
Thalles Walker (inglês)
Equipe Mída Social:
Luciano Maia
Diego Gregório
Gustavo Holanda
Yaggoh Arruda
Direção ThaWa Creative:
Thalles Walker
Mídias Sociais (ThaWa):
Lia Tavares
Montagem e Diagramação:
Thalles Walker
Atendimento Redação:
Isadora Andrade
Tárcia Lima
Emannuelly Barros
Silvana Batista
Produtora de Áudio Estúdio Onda
Diretor e Produtor Karlus Macarthu
Redatora #pracegover
Fabiany Lima
Locutor Áudio Descrição
Flávio Faria
Locutora Áudio Descrição
Josi de Oliveira
Locutor #pracegover Alves Neto
Locutora #pracegover
Priscila